Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RODA DE LEITURA 2012 - Chuva Negra

Dia 1º de setembro, às 15 horas, a Biblioteca Comunitária e Ateliê do Coletivo 308 receberá mais uma vez Lucia Sasaki para a realização de mais uma RODA DE LEITURA 2012. Para esse encontro o livro que será debatido é Chuva Negra, romance de Masuji Ibuse de 1965. Lucia é bibliotecária, contadora de histórias e realiza o projeto RODA DE LEITURA desde 2008, sendo que atualmente ela faz dois encontros por mês, um na Biblioteca Comunitária da Ponte Grande e outro dentro da Livraria Nobel, no Espaço Novo Mundo, Av. Salgado Filho, 1453.
Para participar é fundamental que os participantes compareçam com a leitura individual já realizada para faciliar as discussões a respeito da obra literária.




Chuva Negra
Autor: Masuji Ibuse
Editora: Estação Liberdade
Páginas: 325
Sinopse: ‘Chuva Negra’ (Kuroi Ame), é a principal obra do escritor Masuji Ibuse. Publicado originalmente em 1965, o romance revela como a experiência traumática da bomba atômica que atingiu Hiroshima em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, permanece atual como expressão dos vários reflexos de um evento atroz na experiência pessoal de cada vítima e na história da humanidade em geral. Na trama, passados quase cinco anos da explosão, Shigematsu Shizuma e sua mulher, Shigeko, ambos com os sintomas daqueles que foram expostos à radioatividade, tentam arranjar um casamento para a sobrinha Yasuko. O boato de que também ela estaria contaminada, porém, afasta os pretendentes. Para provar que os comentários são infundados, o tio decide transcrever o diário da sobrinha daquela época, além de seu próprio e o da esposa, mas os escritos provam que a jovem esteve sob a ‘chuva negra’ a caminho de Hiroshima. Suprimir ou não essa informação? E o que não estaria registrado a tinta pelo tio no novo manuscrito mudaria os rumos da história esboçada por aquela outra tinta que caiu do céu e se inscreveu no sangue de Yasuko? ‘Chuva Negra’ também se tornou um marco do cinema japonês. Foi adaptado para as telas pelo diretor Shohei Imamura (1926-2006), em 1989. Recebeu menção especial no Festival de Cannes em 1990.

Um comentário:

  1. Bom dia Alexandre.
    O encontro da Roda de Leitura foi transferido para 01 de setembro no mesmo horário.
    Por favor, corrija o cartaz, que, por sinal, ficou lindo.

    Lucia

    ResponderExcluir